News Details

  • Home
  • A importância de manter seu cliente interno satisfeito.
24 de março de 2020 Sarah 0 Comments

A importância de manter seu cliente interno satisfeito.

Administrar uma empresa passa muito pelo esforço de buscar resultados, criar e desenvolver processos e construir um bom relacionamento com os colaboradores. O vínculo com os funcionários gera motivação e engajamento e é um dos maiores desafios para os líderes de uma empresa.

O investimento no capital humano é uma ótima forma de alcançar os objetivos, pois são justamente as pessoas que constituem a organização. A valorização humana gera valor à empresa e garante um bom clima organizacional e produtividade dos funcionários.

O que é um cliente interno?

Para toda comunicação existe um público e para todo serviço empresarial existe um cliente. Reconhecer que o colaborador é o primeiro cliente da organização é a etapa básica de uma boa estratégia de gestão. São pessoas influenciadas pelos serviços e que passam por processos de aprendizado e demonstram níveis de satisfação. Quanto mais satisfeitos, melhor é o trabalho realizado e o reconhecimento do público externo.

A diferença é que o cliente externo é aquele que fecha um acordo com a empresa, consome e paga por algum produto ou serviço, sendo outra pessoa física ou jurídica. Já o cliente interno não paga pelo serviço final e faz parte de um todo, que é a organização. Suas funções promovem o relacionamento com o cliente externo.

Portanto, pensar nos funcionários da empresa como consumidores da marca é a melhor forma de desenvolver estratégias administrativas eficientes para gerar força interna e, só assim, alcançar objetivos externos. A motivação gerada garante qualidade de serviço e melhora os resultados finais.

Como satisfazer um cliente interno?

cliente interno deve estar no plano de gestão da empresa, buscando satisfação e engajamento, configurando assim ações de comunicação interna. Os líderes da organização devem ter consciência de que estão lidando diretamente com pessoas todos os dias e no ambiente de responsabilidade dos mesmos. Todos possuem objetivos individuais e critérios de motivação e conforto no trabalho.

Para isso, a organização precisa de um planejamento de comunicação interna para incentivar os colaboradores e informá-los em tempo real com as ferramentas necessárias.

Engajar colaboradores e promover o melhor ambiente de trabalho é o ideal! Porém, além do clima organizacional agradável ao profissional e ao marketing interno, deve existir ações de gestão e RH para manter a satisfação e o foco em desenvolvimento de pessoas. Para isso, a organização precisa de um planejamento de incentivo aos colaboradores.

Portanto, capacitar com treinamentos, informar com meios de comunicação, passar feedbacks com frequência, auxiliar em todos os processos, promover autonomia e gerar aproximação com gestores e toda a equipe, são as ações necessárias para conseguir o engajamento e a motivação. A empresa deve conquistar o colaborador e fazer com que ele se sinta em casa, gostando do que faz e com quem trabalha!

Conclusão

Engajar colaboradores e promover o melhor ambiente de trabalho é o ideal! Porém, além do clima organizacional agradável ao profissional, deve existir ações de comunicação interna, endomarketing e gestão para satisfazer os colaboradores.

Sendo assim, humanizar as relações e motivar funcionários pode fazer sua empresa aumentar seus resultados. Lembre-se sempre de seus clientes internos