News Details

  • Home
  • Como acertar o timing de campanha digital
12 de agosto de 2021 paloma 0 Comments

Como acertar o timing de campanha digital

Dicas de como acertar o timing de campanha digital

1. Tenha algumas datas-foco

Você pode dizer que seus produtos ou serviços encaixam-se em todas as datas comemorativas. Mas isso não significa que não existam aquelas mais especiais, certo?

Utilize o banco de dados, fale com os vendedores e demais funcionários e analise os relatórios de performance, entendendendo quais datas têm maior potencial para trabalhar de uma maneira mais assertiva.

É muito importante entender quais datas fazem mais sentido para suas personas, pois isso impacta diretamente em todas as outras ações da sua estratégia. Conheça seu público o máximo possível!

Mas não se preocupe: ao preparar-se para as datas-foco, você já vai estar melhorando a autoridade e o posicionamento do seu site em geral, potencializando-o o ano inteiro.

2. Priorização de produtos

Outra dica importante é priorizar alguns produtos. Você já deve saber quais são os itens mais procurados no seu negócio, de acordo com cada data comercial, então crie planos de otimização personalizados.

Olhe para essas páginas mais atentamente, verifique imagens, descrições, textos e artigos de blog que podem estar relacionados. Entenda se há novas variações de palavra-chave que podem ser incluídas no conteúdo e se existem oportunidades de linkagem interna.

3. Entenda o momento de busca

Toda campanha precisa ter um deadline para estar pronta, mas como definir isso?

Fazendo uma pesquisa rápida utilizando o Google Trends, é possível ver que nós, brasileiros, iniciamos a procura online por produtos, em média, um mês antes da data comemorativa.

Analisando caso a caso, é possível criar um planejamento considerando estes momentos de busca, garantindo que seu timing de campanha digital seja um sucesso e atingindo um maior número de consumidores quando chegar a hora.

4. Tempo de ação – quando começar a trabalhar

Tendo o deadline para a entrega da campanha, é preciso considerar o tempo que cada ação leva para “fazer efeito” e assim definir quando o trabalho precisa começar.

Uma estratégia de SEO, por exemplo, costuma levar entre 4 e 6 meses para estabelecer-se, enquanto o marketing de conteúdo pode demorar até 9 meses para apresentar algum resultado. Portanto, o início do trabalho precisa se dar bem antes da data final.

Considerando que são ações de longo prazo, é muito importante que sejam trabalhadas com frequência. As auditorias de SEO no site e a otimização periódica nos títulos, descrições e textos vão fazer toda a diferença neste tempo de resposta.

Isso mostra a importância de ter escolhido datas e produtos-foco, pois você poderá fazer os ajustes necessários nessas páginas ao longo do período – considerando que é inviável fazer isso no site inteiro ao mesmo tempo, principalmente pela complexidade e pela atenção que essas ações demandam.

5. Como os usuários estão buscando

Por último, vale sempre analisar gráficos de tendência para entender como as buscas estão sendo feitas. Afinal, a maneira como procuramos um produto varia de acordo com diversos fatores.

Fonte: https://www.webestrategica.com.br/blog/como-acertar-o-timing-de-campanha-digital/