News Details

  • Home
  • Como Fazer uma Campanha de Endomarketing
7 de abril de 2020 Sarah 0 Comments

Como Fazer uma Campanha de Endomarketing

Campanha de Endomarketing é o conjunto de peças informativas e/ou motivacionais, que, junto com os líderes e os canais de Comunicação Interna, formam os meios pelos quais as informações são enviadas aos colaboradores.

Essa é a descrição dada por Analisa de Medeiros Brum, autora do livro “Endomarketing Estratégico” e referência nacional sobre o tema, sobre o que é uma campanha de endomarketing.

Longe de ser apenas a forma com que você se comunica com seus funcionários, o endomarketing é uma prática de marketing interno, voltada para fortalecer o relacionamento entre empresa-empregado, através de campanhas que instiguem o envolvimento, comprometimento e engajamento dos funcionários com o local de trabalho.

Seu principal objetivo é criar uma cultura corporativa alinhada, conectando todos os departamentos, filiais e pessoas para terem valores corporativos bem definidos.

Neste artigo, vamos mostrar quais são os cuidados necessários na hora de planejar uma campanha de endomarketing e elencar os 5 passos estratégicos para sua criação.

Boa leitura!

Como Fazer uma Campanha de Endomarketing

Um dos erros mais comuns dos profissionais responsáveis pelo público interno das empresas é realizar uma campanha de endomarketing, sem um planejamento e sem considerar os objetivos e valores da empresa.

Baseado na obra “Endomarketing Inteligente” de Analisa de Medeiros Brum, podemos considerar que fazer campanhas de endomarketing é se preocupar com dois pilares básicos: informar e motivar.

Podemos, por exemplo, fazer uma analogia com as novelas: A obra é um enredo criado para entretenimento do público, mas além de contar uma história, a novela precisa levantar debates, criar tendências ou bordões para gerar engajamento do público nas ruas e assim ganhar maior audiência.

Assim funciona com as campanhas de endomarketing. Segundo Analisa, uma campanha precisa funcionar com um enredo, tendo início, meio e fim. E mais do que isso: a campanha precisa ter continuidade.

Aqui no blog, temos vários artigos e materiais com ideias e ações para inspirar os leitores com as suas campanhas de endomarketing. Porém, apesar de sempre ser válido realizar ações para criar momentos especiais na empresa, é muito importante que estas campanhas levem, também, as mensagens estratégicas que a empresa quer transmitir, como seus valores, seus objetivos ou informações para melhorar questões específicas, como a segurança do trabalho, por exemplo.

Ou seja, as campanhas de endomarketing precisam contribuir na formação dos funcionários, não apenas informando-os, mas fazendo com que eles tenham comportamentos e pensamentos que refletem àquilo que a empresa preza e acredita.

5 Passos para Criar uma Campanha de Endomarketing

Agora que você já sabe da importância do planejamento para as campanhas de endomarketing na empresa, vamos listar abaixo o passo a passo para criá-las.

#1 Pesquisa

Como não existe fórmula mágica para engajar os funcionários e saber o que se passa no ambiente de trabalho, a pesquisa organizacional pode ser o ponta pé inicial para começar a trabalhar com campanhas de endomarketing dentro da empresa.

A pesquisa e a mensuração na comunicação interna é uma ferramenta estratégica para identificar pontos fortes e pontos de melhoria dentro da empresa. Tendo em mãos relatos sinceros sobre a realidade organizacional é possível saber quais passos vão aperfeiçoar o ambiente corporativo.

Por exemplo, se você tem como tarefa desenvolver uma campanha para melhorar os relacionamentos dentro da empresa, é importante entender quais são os obstáculos que impedem que os colaboradores tenham uma convivência mais harmônica e integrada.

Assim, mais do que preparar os profissionais tecnicamente, vamos engajá-los verdadeiramente com o trabalho e torná-los cúmplices da empresa, despertando o prazer e o orgulho de poder fazer parte da construção do sucesso.

#4 Execução

Execução é o quarto passo. Não existe muito segredo nessa etapa do processo, afinal você já tem tudo planejado e só precisa colocar em prática as atividades. Quando possível e oportuno, realize testes com pequenos grupos antes de aplicar uma ação na empresa toda.

Não esqueça também de divulgar a ação nos canais de comunicação interna, como planejado e definido no calendário, assim como nas redes sociais da empresa, para trabalhar também a sua marca empregadora e gerar engajamento com a sociedade.

#5 Feedback/Mensuração

Realizar marketing interno é um processo cíclico. Por isso, a última fase de um plano de endomarketing está voltado, novamente, para a pesquisa, só que dessa vez de satisfação dos colaboradores.

Analise informações para gerar indicadores que lhe darão a resposta se as aplicações tiveram, ou não, sucesso. Como exemplo, trazemos a seguinte abordagem:

1. Em geral, como você avalia a campanha?

2. A comunicação foi clara e objetiva?

3. As ações internas contribuíram para um bom ambiente de trabalho?

4. Você tem alguma sugestão para ajudar a melhorar campanhas futuras?


As campanhas de endomarketing podem ser praticadas de diferentes formas. Tudo irá depender do orçamento, do tempo disponível e da criatividade da equipe responsável.

Mas é importante saber que o sucesso do projeto irá fortalecer a relação empresa x funcionário, melhorar o clima organizacional e motivar os colaboradores.

Espero que tenha tido bons insights.

Até a próxima!