News Details

  • Home
  • Como funciona uma rede de mídia digital indoor
11 de agosto de 2021 paloma 0 Comments

Como funciona uma rede de mídia digital indoor

Depois de instalada e configurada, uma rede de mídia digital funciona quase de forma autônoma, com pouca necessidade de intervenção e manutenção. Ao administrador da rede cabe apenas a tarefa de buscar novos anunciantes e atualizar a programação conforme necessário.

As redes de mídia indoor modernas atuam on line. O administrador da rede envia os arquivos do anunciante, que podem ser vídeo ou imagem. Isso é feito por uma aplicação web.

Armazenamento

Dessa forma, os arquivos ficam na nuvem e podem ser acessados pelos terminais remotamente. O administrador configura em quais terminais o anúncio deverá ser exibido, durante quanto tempo e em quais dias e horários ele será veiculado, de acordo com o que foi contratado.

Assim, os terminais se conectam à internet, atualizam a sua programação e passam a exibir o conteúdo do anunciante de forma automática. Tudo isso ocorre em poucos minutos.  

Algumas redes de mídia mais antigas funcionam com pen drives. A diferença é que quem cuida da rede precisa gravar inúmeros pen drives com cópias da programação e se deslocar fisicamente até cada terminal para fazer a atualização. Se acaso algum cliente quiser alterações no seu anuncio no dia seguinte, é preciso repetir toda a operação de substituição dos pen drives – sim, de novo!

Este método atende uma rede pequena, com 3 ou 4 terminais, mas a gestão do conteúdo piora à medida que a rede se expande. Imagine o desafio logístico e o tempo para esta operação em uma rede com 30 ou 40 terminais em cidades diferentes. Por isso é cada vez maior a adesão ao modelo on line.

Como iniciar uma rede de mídia digital indoor

O mercado de digital signage no Brasil está em expansão e é um dos que mais atrai empreendedores. O segmento da publicidade digital indoor apresenta crescimento maior que as mídias tradicionais, como outdoors, anúncios em rádio e TV, de acordo com a ABMOOH. Ao contrário dos outros meios de publicidade, é possível ter uma empresa de mídia indoor com baixo investimento inicial.

Isso não significa, no entanto, que um empreendimento deste tipo não exija muito planejamento. Certamente, o planejamento é uma  das etapas mais importantes no início de qualquer empreendimento. É necessário elaborar um plano de negócios, realizar estudos de mercado, planejar o fluxo de caixa, entre outras atividades.

Em síntese, durante o estudo de mercado o empreendedor deverá identificar características qualitativas e quantitativas do mercado em que pretende atuar. Esta análise serve para que se conheça os desafios do segmento, o seu público-alvo, a concorrência e as oportunidades. Alguns dados do público-alvo são tamanho, perfil social e econômico, por exemplo.

Plano de Negócios

O passo seguinte é elaborar um Plano de Negócios. Este é um documento que ajuda a encontrar a melhor forma de atuar no mercado. O plano funciona como um guia para definir a alocação de recursos humanos, tecnológicos e financeiros. Com ele é possível identificar chances e antecipar possíveis dificuldades para o negócio.

Fonte: https://pixmidia.com.br/midia-digital-indoor/