News Details

  • Home
  • Como planejar ações em meio a um gerenciamento de crise?
5 lugares para aplicar a mídia indoor
24 de março de 2020 Sarah 0 Comments

Como planejar ações em meio a um gerenciamento de crise?

Em meio a um gerenciamento de crise na empresa, é necessário planejar algumas ações. Saiba como agir e posicionar sua empresa durante o processo

As organizações estão sujeitas a passar por um processo de crise e precisam estar preparadas para lidar com a situação, mantendo a imagem da empresa e não prejudicando o trabalho dos colaboradores. 

O gerenciamento de crise visa minimizar os efeitos de algo negativo para que a empresa evite prejuízos, principalmente financeiros. Essas situações envolvem gestores de áreas e a organização de um comitê para tomada de decisões importantes.

Quando falamos em comunicação interna, é importante ressaltar que a empresa deve ser transparente com os colaboradores e com a imprensa, para que não ocorra ruídos e falhas na comunicação. 

Muitas empresas demoram anos para construir e consolidar uma marca. Por isso, é de extrema importância que os responsáveis pela empresa sejam cautelosos nesses momentos e saibam lidar com a situação. 

Principais tipos de crise empresarial

Um dos principais tipos de crise empresarial, é a crise financeira. A redução no fluxo de caixa influência em diversas áreas da empresa, assim como na qualidade dos serviços oferecidos ao mercado.

O plano de ação nesses casos deve seguir ao aplicado em outros tipos. Diálogo e transparência devem prevalecer para otimizar a situação diante do público interno e externo.  

No ambiente digital, podem ocorrer vazamentos de informação confidenciais, tornando um assunto público e impactando a imagem e os negócios da empresa nas redes sociais. 

As empresas precisam saber se posicionar em suas redes sociais, com os seus seguidores e com a imprensa. 

O que fazer em meio a crise na empresa?

As consequências de uma crise podem ser graves, algumas são: perda de confiança dos colaboradores, fornecedores e clientes, espaço para aumentar a visibilidade de marcas concorrentes, aumento de custos operacionais, etc. 

Veja algumas dicas de como realizar um gerenciamento de crise para minimizar prejuízos para a organização:

  • Manter a confiança dos colaboradores e da sociedade é essencial para que não haja especulações. Por isso, as informações precisam ser repassadas de forma exata; 
  • O ideal é se preparar com antecedência para planejar ações em meio a uma crise. Para isso, monitorar o que acontece na empresa ajuda a entender o cenário em que a mesma está inserida evitando imprevistos;
  • Para evitar falhas na comunicação, é preciso identificar e anunciar para todos da empresa quais são as pessoas autorizadas a falar sobre a crise;
  • Um dos problemas gerados pela crise, é o relacionamento com o público-alvo. Estabelecer um plano de ação para que o funcionamento não seja afetado garante a todos que não sejam afetados durante o processo.

Conclusão

Cada tipo de crise exige uma estratégia diferente. É preciso estar atento aos acontecimentos da empresa e preparado para possíveis problemas futuros, a fim de antecipar riscos e evitar que o nome da empresa fique ‘’manchado’’ no mercado.