News Details

  • Home
  • Como reter colaboradores e diminuir o índice de turnover de sua empresa
TV Corporativa
19 de março de 2020 diego.garcia 0 Comments

Como reter colaboradores e diminuir o índice de turnover de sua empresa

Como reter colaboradores e diminuir o índice de turnover de sua empresa

turnover nada mais é do que a rotatividade de colaboradores das empresas. Ele é uma preocupação frequente em relação à gestão e produtividade de pessoas.

O índice de turnover é considerado um dos principais indicadores de um bom clima e saúde organizacional. É calculado pela diferença entre contratações e demissões e o resultado representa muito para o crescimento das empresas.

Porém, o que é considerado um bom índice? Devem entrar mais funcionários do que sair? Quais são as causas e o que podemos fazer para garantir uma boa retenção? Essas perguntas serão respondidas neste post!

Principais causas da alto índice de turnover

O alto índice de turnover pode ter diversas causas – internas e externas à empresa – e podem impactá-la de maneiras distintas. Entre todas as causas, existem aquelas que controlamos, as que influenciamos e as que apenas monitoramos. Por isso, algumas razões de alta rotatividade não são resultado de ações da empresa. Contudo, devemos estar preparados para tudo.

Um exemplo de causas controladas pela empresa são as condições de trabalho. Que envolvem clima organizacional, gestão, salário, infraestrutura, atividades diárias e relacionamento com a equipe. Tudo isso é controlado pela empresa, pois faz parte de seus processos e é acompanhado pela equipe de RH.

Em causas que influenciamos estão, por exemplo, as oportunidades que surgem para os colaboradores em empresas influenciadoras de nossos negócios, como concorrentes ou parceiros. Já as causas que apenas monitoramos são os impactos fora de alcance da empresa, como: problemas de saúde ou mudanças repentinas.

Pesquisas apontam que os principais motivos para a saída de funcionários são: falta de crescimento profissional, insatisfação pessoal, salários baixos, falta de objetivos, relacionamento com a equipe ou gestor, novas oportunidades, nova perspectiva e estresse no trabalho.

Porque evitar o alto índice de turnover

Se a taxa de rotatividade da sua empresa estiver acima dos 5%, pode representar algum problema administrativo ou de gestão. Esse número é válido para a maioria das empresas, porém, lembre-se que existem muitos fatores e situações que devem ser consideradas. Como demissão em massa, a formação ou extinção de uma área e reformulações de equipes.

Por isso, é muito importante que você conheça as principais consequências de se ter um alto índice de turnover e saiba como reverter este cenário e ter uma saúde organizacional melhor. Tais consequências são:

Excesso de gastos

Com o alto índice de turnover em sua empresa, os gastos com desligamento e contratação são grandes. Desde salário por dias trabalhados no mês, férias proporcionais, multas, condução de um novo processo de recrutamento e taxa de admissão.

Queda de produtividade

Com a saída de funcionários, surge a queda de produtividade, considerando o tempo de adaptação e influência sobre os outros colaboradores, que são impactados com as mudanças. E, quando isso vira um ciclo, impede os resultados alavancarem de vez.

Perda de tempo

Além disso, deve ser investido tempo e energia no processo de treinamento e capacitação dos novos profissionais. Isso tira o foco das equipes de RH e os gestores, que poderiam estar focando nas atividades e metas, mas sempre estão em desenvolvimento de novos funcionários.

Como reter colaboradores e diminuir o índice de turnover de sua empresa

Vimos que é extremamente necessário e importante diminuir o índice de turnover da empresa e não deixar ultrapassar os 5%. Mas como aplicar estratégias para reduzir o percentual de rotatividade de sua empresa?

Primeiramente, os gestores e profissionais de RH devem avaliar as possíveis causas da alta taxa de turnover, para desenvolver planos de ação e organização dos processos e clima da empresa.

Entre algumas dicas para análise e aplicação de estratégicas de redução do índice de rotatividade e garantia de retenção, se encontram:

Avalie os motivos da saída dos colaboradores

É importante que, logo após a saída do colaborador, seja preenchido um documento por ele mesmo, explicando o motivo. Além disso, pode ser feita uma pesquisa com ex funcionários.

Realize pesquisas de clima e satisfação

Seguido no processo de avaliação, pesquisas de clima e satisfação devem ser disparadas aos colaboradores. a percepção de cada um conta no processo de planejamento de mudanças e serve como métrica de saúde e clima da empresa. É possível mensurar nível de engajamento, motivação e ter novas perspectivas dos serviços de desenvolvimento e gestão de pessoas.

Valorize e reconheça esforços

Remuneração é um dos principais motivos de insatisfação de funcionários. Portanto, adote salários justos. pesquise a média de seu mercado de atuação e dos cargos e aplique ao seus limites.

Porém, esse não é o único motivo para a infelicidade de profissionais nas empresas. Colaboradores esforçados e com bom resultado devem ser reconhecidos a todo instante. É uma das principais técnicas de engajamento em atividades diárias.

Incentive o desenvolvimento

Incentive novos aprendizados. Se possível, estabeleça parceria com alguma universidade e disponibilize cursos aos seus profissionais. Sempre indique novas possibilidades de desenvolvimento.

Além disso, estimule feedbacks constantes e análise e desenvolvimento de planos de carreira. Todos devem ter objetivos pessoais e profissionais claros. A empresa possui um papel importante ao incentivar os colaboradores.

Ofereça oportunidades

Ofereça oportunidades de crescimento dentro da empresa, mas não se esqueça de deixar os critérios claros.

Além disso, promova um ambiente agradável, incentivando o aprimoramento de técnicas e processos de todos, aumentando a produtividade da empresa.

Estimule a troca de experiências

A troca de experiências pode ser muito produtiva tanto para os colaboradores, quanto para os resultados da empresa. Faça com que seus profissionais aprendam uns com os outros.

Tenha flexibilidade de horário

Ofereça alternativas flexíveis de horário e pense na possibilidade de adotar home office em situações necessárias. É uma alternativa que muitas empresas estão aproveitando.

Construa um bom clima organizacional

Crie um ambiente de trabalho agradável e produtivo. Um clima que estimule sua equipe.

Tudo depende de ações de comunicação interna e endomarketing e dos gestores. Um ambiente saudável incentiva os funcionários a buscarem inovação e melhor produtividade.

Conclusão

índice de turnover é um indicador muito importante de saúde organizacional. Deve ser sempre considerado como métrica de RH e uma preocupação constante da empresa. Não pode ser uma taxa elevada.