News Details

  • Home
  • Como ser bem humorado em tempos de crise?
7 de abril de 2020 Sarah 0 Comments

Como ser bem humorado em tempos de crise?

Se chorei ou se sorri, o importante é que em casa eu vivi … nesses últimos dias, vivemos de um cômodo para o outro, com trânsito no corredor do quarto para o banheiro, com alta rotatividade de pijamas na lavadora e acúmulo de reuniões online.

Em meio a esta mudança de rotina, altamente estressante, primeiro por ser uma mudança e segundo por nos isolar socialmente, existe tempo de sorrir? Como ser otimista em meio ao caos? Como olhar para o lado positivo? Como trazer pensamentos positivos para o “front” da sua mente?

Se deixarmos a vida nos levar, ela vai nos levar pra loucura, perante a tudo que vem acontecendo, se deixarmos nosso cérebro abraçar toda a chuva de negatividade, no final da quarentena, teremos depressivos, ansiosos e pessimistas crônicos. Como podemos fazer para não se embriagar de informações que nos levam ao caos interno?

Mudamos todo esse cenário neurológio e químico em nosso corpo, sendo OTIMISTAS e usando o bom humor a nosso favor. Já falo de antemão que bom humor não á a piada, bom humor, é a nossa sensação de bem-estar positiva, quando a gente está se sentindo bem. A piada também pode elevar a nossa sensação de bem-estar, mas o humor é bem mais do que isso.

Precisamos gerar uma rotina positiva ao nosso cérebro para nos mantermos de bom humor por mais tempo, gerando bem-estar e uma sensação prazerosa. Para isso, eu criei os 10 “optamentos” do otimista (porque mandamento é muito agressivo, não estou mandando nada, estou trazendo opções).

1º optamento: Não sejas um fingido

Pare de fingir que está tudo bem, que está amando cada segundo da sua quarentena. Acolha também os momentos tristes e enderece eles a alguma atitude positiva.

2º optamento: Não deixeis a vida te levar

Se a vida resolver te levar, ela vai te levar para um isolamento de si mesmo também, trazendo notícias negativas e situações de medo para sua realidade. Mostre quem manda, e crie um plano, com “mini” objetivos diários, podendo ter dias livres, para aquele descanso maroto. A disciplina do hábito move montanhas.

3º optamento: Não sejas chato

O que é ser chato? O ser humano, que só critica, que só reclama, que pega toda raiva dele e transforma em revolta ao invés de sabedoria. Seja alguém que as pessoas queiram buscar e não fugir de perto.

4º optamento: Não andarás com gente chata

Visto que somos a média das 5 pessoas que mais nos relacionamos, se você só anda com gente reclamona, pessimista, você é um deles! Aproveite essa pausa para se relacionar com pessoas novas, que estão olhando para tudo isso com mais clareza e otimismo.

5º optamento: Escrevas ou ligue para quem te faz rir 

É muito difícil nos dias que estamos chatos, sairmos sozinhos da gosma da chatice. Então faça uma lista do seu esquadrão do bom humor, e deixe sempre a postos pra quando você precisar ligar para alguém para mudar sua sensação de bem-estar.

6º optamento: Olhes para o que se aprende e não para o que se perdes

Natural estarmos chocados com a quantidade de coisas e pessoas e vínculos e processos e rotina que perdemos, mas é preciso olhar para o que se aprendeu com cada uma dessas mudanças.

7º optamento: Não criarás expectativas

Apenas pare de esperar que o mundo mude, que o boleto se pague, que tudo volte como era. Não voltará, não crie expectativa em nada nem em ninguém, se livre do esperado e foque no momento presente. Crie expectativas somente em você, você é o único ser humano que pode mudar para colher resultados diferentes.

8º optamento: Cries o montinho do riso

Acumule em algum lugar, coisas, fotos, lembranças que te façam bem. E sempre que estiver mais pra baixo, recorra a este espaço, que pode até ser um álbum com fotos de pessoas e momentos especiais.

9º optamento: Despertarás a criança interior

O que você mais gostava de fazer em casa, em dias de chuva, quando você era criança? Pintar, desenhar, escrever, montar e desmontar coisas. Liberte o lúdico, crie conexão com a sua criança interior, faça esculturas de algodão com macarrão, pinte com café, faça massinha de modelar com farinha. Invente, crie, se permita brincar de novo.

10º optamento: Verás sempre o lado positivo

Para tudo se dá um jeito, menos para a morte. Já dizia minha mãe Sonia. Então, para tudo que esta acontecendo de negativo, veja o que se aprende e o que se muda com tudo isso.