News Details

  • Home
  • Como usar TV Corporativa para Comunicação Interna.
26 de março de 2020 Sarah 0 Comments

Como usar TV Corporativa para Comunicação Interna.

TV Corporativa facilita as atividades da equipe de comunicação interna para atingir o público de uma forma mais rápida, prática e dinâmica. Esse meio permite várias telas sendo atualizadas por um único sistema de gestão. Uma simples atualização faz com que todas os monitores da empresa mudem e informem os colaboradores em tempo real e simultaneamente.

Quando a organização conta com funcionários engajados, essas percepções são mais positivas e contribuem para a geração de valor, seja através de produtos com maior qualidade ou serviços de excelência.

Para estabelecer uma conexão emocional com os funcionários, é preciso utilizar-se de ferramentas com maior interatividade, que estimulem a participação de todos, como é o caso da TV Corporativa, um recurso que está ganhando cada vez mais espaço nas empresas.

Segundo pesquisa realizada por Comunique-se e SocialBase, mais de 20% das empresas utilizam TV Corporativa em sua comunicação interna. Aqui estão algumas dicas para você engajar o seu público interno através da TV Corporativa:

Planeje a programação da sua TV Corporativa

A TV Corporativa é uma ferramenta que permite disseminar uma gama variada de mensagens para os funcionários, mas você não pode utilizá-la sem um critério. Ao criar uma programação para a sua TV Corporativa, faça blocos, crie programas, diversifique os formatos e determine um objetivo para cada segmento, como vemos na televisão aberta.

Dessa forma, além de organizar todo o fluxo de mensagens que a sua empresa vai enviar para os funcionários, você tem a certeza de não estar misturando as estações e confundindo mais do que comunicando as pessoas. Ademais, com uma programação diversificada, fica mais fácil atender a todos os gostos e engajar com mais eficiência.

Escolha as mensagens certas

Selecionar as mensagens que serão emitidas através da TV Corporativa é essencial para que ela não acabe despercebida pelas pessoas. A grande vantagem da TV Corporativa é o nível de atenção que as pessoas dão a ela, por isso defina quais tipos de mensagens podem ser colocadas na programação e como elas serão transmitidas.

Para deixar mais claro, um memorando interno, por exemplo, pode ser passada em vídeo na hora do almoço, no refeitório. Além de dar ênfase ao que está sendo dito, chama mais a atenção do que uma tela com algumas linhas por escrito e estimula o engajamento às notícias.

Envolva as pessoas no processo criativo

Para que a comunicação interna da sua empresa gere engajamento de verdade, ela não pode ser unilateral, devendo levar em consideração que os funcionários também querem se comunicar.

Sendo assim, envolva os funcionários no processo criativo da TV Corporativa. Convide-os a fazer parte da programação e a contribuir com ideias. O sentimento de pertencimento é essencial para que as pessoas se tornem mais envolvidas e desenvolvam uma conexão emocional com a empresa.

“Fazer as notícias, utilizando o PowerPoint trouxe uma facilidade muito grande para a área. É rápido, dinâmico e com a utilização de diferentes slides, podemos deixar as notícias sempre atraentes para o nosso público interno”, diz Maria Sossmeier, Analista de Comunicação Corporativa da  MobiBrasil.

Monitore o desempenho da sua TV Corporativa

Existem aplicativos e recursos tecnológicos que mensuram o desempenho da sua TV Corporativa através de indicadores que determinam número de visualizações, grau de interação das pessoas, aceitabilidade, rejeições, entre outros.

Aproveite essa facilidade para medir o sucesso da sua TV Corporativa, como também para manter uma melhoria contínua para esse canal de comunicação. Mesmo que você não tenha a seu dispor esse tipo de tecnologia, uma Pesquisa interna pode lhe trazer insights poderosos para melhorar a sua programação e assim gerar mais engajamento.

Quando os funcionários percebem que são valorizados e têm espaço para participar efetivamente das estratégias empresariais, o engajamento surge com menos esforço e é percebido como uma consequência natural da gestão da empresa. Sendo assim, ao adotar a TV Corporativa como ferramenta de comunicação interna, não se esqueça de envolver os principais atores: os funcionários.