News Details

  • Home
  • Comunicação interna: alavanque sua estratégia com Marketing de Conteúdo
27 de julho de 2021 paloma 0 Comments

Comunicação interna: alavanque sua estratégia com Marketing de Conteúdo

Cada vez mais empresas investem em estratégias de conteúdo digital para agregar valor à imagem e ter retorno ao negócio. Mas para além disso, o Marketing de conteúdo pode ser uma ferramenta útil, a fim de potencializar a comunicação interna e o engajamento dos colaboradores

O conjunto de ações que visam transformar o ambiente de trabalho, a partir do desenvolvimento de estratégias de Marketing de conteúdo, é chamado de Endomarketing ou Marketing interno. A estratégia procura informar e motivar as equipes por meio da produção de conteúdos e do alinhamento das atividades diárias com o propósito da empresa. 

O objetivo do Marketing interno é cativar os profissionais, para então torná-los verdadeiros defensores da marca.

O que é comunicação interna? 

A comunicação interna consiste em uma série de ações coordenadas para o compartilhamento de informações estratégicas em um local de trabalho. 

As ações podem ser segmentadas, ou seja, direcionadas para comunicar feedbacks e informações relevantes para os processos de trabalho. Como também podem ser amplas, com o intuito de informar valores, missões, visões e objetivos estratégicos. 

Dessa forma, a comunicação interna é peça chave para a integração dos colaboradores em uma cultura organizacional. Isso porque, é por meio de um alinhamento contínuo dos propósitos da organização que os colaboradores internalizam as condutas, causas e discursos de uma empresa.

Como deve ser a linguagem na comunicação interna?

Faça opção pela proximidade. A linguagem além de acessível, não deve afastar os colaboradores. Se o objetivo da sua empresa é impulsionar o engajamento, e assim aumentar a produtividade dos profissionais, procure alinhar a linguagem a partir do perfil dos colaboradores e da própria empresa. 

  • Evite usar clichês: lembre-se as empresas são formadas por pessoas. É preciso que a comunicação seja fluida;
  • Seja coerente: adote um tom de voz de acordo com a identidade da sua empresa e seja coerente em todos os materiais divulgados pela organização. Seja interna ou externamente. Um manual de estilo pode ajudar na padronização da linguagem;
  • Tenha um canal de comunicação aberto: fomente espaços de trocas onde os colaboradores não tenham medo de falar sobre suas opiniões, críticas e sugestões.

O custo de uma comunicação interna não eficaz 

Como os seus funcionários informam a finalização de uma tarefa? Qual o canal mais indicado de comunicação na sua empresa para a troca de informações entre as equipes? Os fluxos de comunicação estão nítidos para todos os colaboradores? 

Processos comunicativos não eficazes podem atrapalhar o desenvolvimento de tarefas na sua organização. Isso porque a comunicação interna interfere diretamente no andamento das atividades produtivas em uma empresa

A seguir, entenda 4 problemas frequentes que as empresas enfrentam na falta de uma estratégia de comunicação eficaz: 

1 – Desconhecimento do processo comunicativo: todas as formas de comunicação da sua empresa são compreendidas pelos profissionais? Sim, a empresa precisa organizar os processos comunicativos. Procure realizar treinamentos após novas contratações;

2 – Atraso de entregas ao cliente: quando as equipes não conseguem dialogar entre si, é possível que ocorram atrasos nas entregas para os clientes. Uma estratégia de comunicação bem alinhada evita este tipo de problema;

3 – Demora no compartilhamento de informações: a agilidade é característica fundamental para uma comunicação mais produtiva, dessa forma é importante dar atenção à dinâmica de comunicação entre os setores, mas também entre gestores e colaboradores;

4 – Conflito entre as etapas de aprovação: muitas etapas de aprovação de projetos podem acabar atrapalhando a dinâmica de um processo de trabalho. O ideal é que os gestores otimizem os mecanismos de comunicação com ferramentas organizativas apropriadas.

Quais as melhores estratégias para aprimorar a comunicação interna na minha empresa? 

Apesar da disponibilidade de diferentes ferramentas para mediar a comunicação interna em uma empresa, é aconselhável que as estratégias de comunicação sejam criadas a partir das especificidades do seu negócio. Pois, muitas vezes, plataformas inflexíveis podem não resultar em uma boa adaptação ao processo produtivo da equipe. 

Assim, procure pesquisar as necessidades internas dos gestores e colaboradores, para então definir estratégias de comunicação compatíveis com o perfil da sua empresa. 

De acordo com os dados coletados no mapeamento interno: 

  • Defina uma linguagem que corresponda à cultura da sua empresa;
  • Planeje os conteúdos e estabeleça métricas para mensurar as ações;
  • Escolha canais de comunicação interna que estejam de acordo com as práticas de consumo de conteúdo dos seus colaboradores;
  • Avalie todo o processo para saber se os colaboradores estão compreendendo as mensagens e conteúdos compartilhados.

Entenda o que são ações de endomarketing 

O Endomarketing, ou Marketing Interno é um conjunto de estratégias usadas para fortalecer o engajamento e a cultura organizacional em uma empresa. A comunicação interna e o marketing de conteúdo são aliados na hora de planejar as ações. 

Dar significado às tarefas diárias dos colaboradores é parte da finalidade do Endomarketing. Isso porque, quando os profissionais entendem que são suas ações que fazem a empresa alcançar seus objetivos, cria-se uma ideia de pertencimento.

Equipes engajadas com os objetivos estratégicos da empresa são muito mais motivadas e produtivas.

Como engajar meus colaboradores?

As estratégias e ações pensadas a partir do Marketing interno tem como objetivo impactar a vida das pessoas, ou seja,  transformar comportamentos e fidelizar os profissionais

Valorize os profissionais

Para se sentirem engajados e executarem atividades com qualidade, os colaboradores precisam se sentir valorizados. As ações de reconhecimento não precisam ser somente financeiras. Compartilhar o sucesso das equipes com todos os membros é uma forma de reconhecimento eficaz. Uma vez que os profissionais entendem que suas atividades estão potencializando os resultados da empresa. 

Ofereça feedbacks

Reconhecer os acertos é importante, mas também saber como pontuar os erros é essencial. Os feedbacks podem servir como ajustes no alinhamento das funções dos colaboradores. Assim como uma prática de valorização de desempenho dos profissionais. Seu colaborador precisa saber se está, ou não, no caminho certo para alcançar os objetivos da organização.

Fortaleça a cultura organizacional 

Mais do que remuneração, muitos profissionais procuram por identificação com o DNA da empresa. Para isso, é preciso planejar ações que fortaleçam as relações internas e alinhem os valores e objetivos com os processos produtivos da organização. Além disso, é importante que o comportamento dos líderes também esteja de acordo com os propósitos da empresa. 

Nesse sentido, eventos internos também auxiliam a fortalecer o engajamento da equipe. Promova oportunidades para que os profissionais criem vínculos.

Fomente a capacitação de funcionários

Investir em treinamento de funcionários é uma das formas de fortalecer os vínculos entre a empresa e os profissionais. A capacitação deve ser oferecida tanto na entrada de novos funcionários, para alinhar as expectativas da empresa com as tarefas do novo colaborador, como ao longo da jornada do profissional na empresa.

Os impactos do endomarketing e comunicação interna nos públicos 

O Endomarketing aliado às ações de comunicação interna e marketing de conteúdo pode otimizar a cultura organizacional de uma empresa assim como despertar o interesse do público externo

Dessa forma, uma vez que os profissionais se identificam e valorizam a organização publicamente, a empresa desenvolve o potencial de ser desejada no mercado. 

Colaboradores engajados e motivados desempenham melhor as atividades produtivas. Assim, investir em ações de endomarketing e comunicação interna tornou-se estratégia competitiva no mercado

O Marketing interno também impacta o atendimento ao cliente. Profissionais motivados tendem a realizar atendimentos de melhor qualidade.

Conheça, agora, os impactos do Endomarketing e da estratégia em comunicação interna:

  • Aumento da produtividade;
  • Enriquecimento da cultura organizacional;
  • Profissionais com sentimento de pertencimento;
  • Redução de custos;
  • Funcionários motivados;
  • Facilidade para atrair colaboradores de qualidade.

Agregando valor à marca com a comunicação integrada 

A comunicação integrada é uma estratégia que busca planejar ações interdependentes nos canais de informação de uma empresa. O objetivo é gerar o fortalecimento da marca no mercado.

A partir de um conjunto de estratégias estruturadas, a comunicação integrada aponta as melhores práticas de comunicação em diferentes meios, a fim de oferecer ao público uma experiência coerente.

A comunicação integrada também envolve o público interno de uma organização. Isso porque, para que ela seja eficaz é preciso alinhar entre as equipes fatores como: linguagem, tom de voz, posicionamentos e valores da empresa.

Nesse sentido, os principais valores estratégicos da comunicação integrada são:

  • Consistência;
  • Coerência;
  • Continuidade;
  • Complementaridade.

Integrando canais e estratégias

A integração dos canais de informação tem como finalidade atender uma demanda que já existe no processo de compra. Os clientes transitam em diferentes canais antes de tomar decisões e, por isso, é preciso apresentar consistência em todos os meios de comunicação. 

Pontos estratégicos da comunicação interna: 

  • Identificar o público-alvo.
  • Escolher os objetivos da comunicação.
  • Selecionar dos canais a serem utilizados;
  • Planejar e produzir os conteúdos.
  • Mensurar resultados;

Fonte: https://gummy.digital/marketing-na-comunicacao-interna/