News Details

  • Home
  • Comunicação interna: vantagens e desafios
24 de março de 2020 Sarah 0 Comments

Comunicação interna: vantagens e desafios

  • A comunicação interna foca diretamente em ações para os colaboradores de uma empresa e traz uma série de benefícios para a organização. Mas, afinal, o que esperar do profissional responsável pela área? 

A comunicação interna foca diretamente em ações para os colaboradores de uma empresa. Por princípio, tem como objetivo principal manter todos dentro da organização engajados. Para isso, busca sempre atuar de forma transparente, desde a propagação de uma mensagem mais ampla a algo mais segmentado. 

Assim como para os clientes, os valores pelos quais a empresa preza devem ser de conhecimento de todo o público interno da corporação. Dessa forma, não haverá mal-entendidos diante de determinadas situações. Com isso, todos estarão alinhados ao discurso dos gestores. 

Além disso, antes de iniciar um planejamento de comunicação, é necessário entender o que os colaboradores querem e identificar problemas e melhorias essenciais para as empresas.

Esse tipo de comunicação influencia diretamente na evolução da organização e dos trabalhadores, trazendo diversos benefícios para a mesma. Veja:

  • Aumento de produtividade

O funcionário passa a produzir melhor quando se sente valorizado, potencializando ,assim, os seus resultados individuais e da equipe.

  • Troca de conhecimento 

Uma boa comunicação interna gera interação entre os colaboradores, uma vez que passam a trocar conhecimentos, auxiliando em ações no futuro. 

  • Evita conflitos internos

A transparência na comunicação é um ponto muito importante que deve ser levado em consideração dentro de uma empresa, pois evita o aparecimento de conflitos internos gerados por falhas na comunicação.

  • Informação rápida e precisa

Por meio da TV corporativa dentro na empresa, pode-se transmitir informações de forma rápida, facilitando na melhoria da comunicação interna da empresa.

Desafios do profissional de comunicação interna

Cada vez mais, a área de comunicação interna está em evidência dentro do ambiente corporativo. Isso porque é ela quem preza pelo bem-estar dos funcionários, tendo impacto direto nas ações e resultados da empresa. 

Um dos maiores desafios do profissional de comunicação interna é atrair a atenção das pessoas e, para isso, algumas práticas de gestão precisam ser discutidas e aplicadas. Também é preciso fazer uso de ferramentas, como a TV corporativa, para disseminar a informações para os demais. É preciso ser transparente e estar atento ao cenário em que se situa a organização.

O grande desafio é atrair a atenção das pessoas. Em um mundo onde há abundância de informação e todos buscam ser protagonistas não só da sua história, mas da sua comunicação, ser relevante é uma busca constante. Para isso, algumas práticas de gestão precisam ser revisitadas. É preciso pensar em ambientes mais abertos e mais transparentes nos quais as pessoas possam se expressar.

Além disso, ao realizar o planejamento estratégico, é preciso verificar as ameaças e as oportunidades do ambiente e a partir daí, buscar novas idéias, de forma criativa