News Details

12 de agosto de 2021 paloma 0 Comments

Engajamento

Levantar o engajamento é ideal para verificar se os consumidores dos seus conteúdos estão envolvidos ou não pelo que você oferta. Caso a taxa de engajamento seja baixa, é necessário replanejar os seus conteúdos. Entre os pontos a serem analisados estão:

  • duração da sessão — tempo que um usuário passa em seu blog em uma única visita. Um tempo alto significa que o consumidor está lendo todas as informações repassadas;
  • páginas por sessão — verifica a quantidades de páginas pelas quais o usuário navega em uma visita, o que demonstra que ele se interessa pelo conteúdo e busca mais informações;
  • comentários — por fim, os comentários permitem entender o nível de interação em cada postagens, sendo a principal métrica para o engajamento. Bons conteúdos geram comentários.

6.2. Vendas

Para entender o real impacto de sua estratégia de marketing de conteúdo sobre a rentabilidade da empresa, é preciso levantar a sua influência nas vendas. O quanto cada conteúdo tem influenciado os consumidores em cada parte do funil. Algumas das métricas para esse levantamento são:

  • vendas geradas a partir do funil — esse indicador diz respeito ao número de vendas que foram realizadas a partir de leads gerados por meio do marketing de conteúdo;
  • vendas influenciadas pelo funil — mostra o número de vendas que foram influenciadas por um dos conteúdos apresentados em seus canais, não sendo responsável direto pela venda, mas fazendo parte da jornada.

6.3. Compartilhamento

O compartilhamento é muito importante, pois está ligado diretamente com o engajamento que o seu conteúdo gera em seu público. Aquilo que as pessoas aprovam elas compartilham, o que significa que seu conteúdo foi corretamente produzido. Entre os pontos a serem observados:

  • compartilhamentos — mede o número de shares que a sua publicação recebeu dos leitores. Por meio dessa métrica, podemos entender o que interessa ou não para a audiência;
  • curtidas — os likes também são muito importantes para medir quanto sua publicação é relevante. Quanto mais curtidas, maior a chance desse conteúdo aparecer no feed de outras pessoas e aumentar o alcance de suas publicações.

6.4. ROI

Medir o ROI é fundamental para o controle do orçamento, para entender para onde você deve apontar os seus recursos e quais estratégias funcionam ou não, dando uma perspectiva dos custos de suas ações de marketing. A conta do ROI é bem simples e para realizar esse cálculo basta pegar a receita gerada por um determinado conteúdo e dividir pela soma de todos os custos envolvidos para a sua produção e distribuição.

Caso o resultado seja maior que 1, podemos afirmar que o conteúdo é rentável, observando do ponto de vista de vendas, caso contrário, não atingiu o seu objetivo. O cálculo pode ser realizado por conteúdo, campanha, período ou até mesmo no geral, trazendo um bom controle orçamentário para as suas ações.

Fonte: https://www.organicadigital.com/blog/planejamento-de-marketing-de-conteudo-dicas-para-criar-o-seu/