News Details

  • Home
  • Entenda as vantagens de investir em marketing de conteúdo
12 de agosto de 2021 paloma 0 Comments

Entenda as vantagens de investir em marketing de conteúdo

Ok, você já sabe do que se trata essa estratégia, mas ainda não deve estar totalmente convencido acerca do porquê de investir nesse modelo de publicidade. Vamos listar algumas vantagens do marketing de conteúdo.

3.1. Reduz o custo do marketing

Investir em mídia tradicional é caro e os resultados nem sempre são de acordo com o que se pensa. Uma vez que seus anúncios serão veiculados de forma indiscriminada para toda uma audiência, sendo que a grande maioria não está interessada nas soluções que a sua empresa apresenta.

Uma estratégia de marketing de conteúdo exige um fluxo constante de alimentação de informações, mas é muito menos custosa que as campanhas de marketing tradicionais na mídia, atraindo apenas o público que realmente tem interesse em suas soluções. A depender dos conteúdos produzidos por sua empresa, o custo é baixo, sendo que várias organizações contratam agências de publicidade para gerenciar seus canais de comunicação e de conteúdo, como blogs, canal do Youtube, redes sociais e outros.

3.2. Aumento do tráfego do site

Conforme a Content Trends 2019, cerca de 86,7% de todos os usuários do Google buscam informações relevantes para seus problemas, ou seja, o buscador pode ser a principal porta de entrada de novos clientes para a sua empresa. Produzir um conteúdo considerado relevante pela sua audiência pode fazer com que o seu site ocupe o primeiro lugar nas buscar do Google. Sendo que nesse local ele sempre será encontrado pelo seu público, que considera os primeiros resultados como os mais relevantes.

Ainda conforme a pesquisa citada, as empresas que aderiram ao marketing de conteúdo tiveram, em média, 2,2 vezes mais visitas que as organizações que ainda não utilizam essa estratégia. As marcas que produzem mais de 13 conteúdos por mês recebem ainda mais, 4,2 vezes.

3.3. Educa o público-alvo

Caso o público não conheça a sua marca, provavelmente ele também não entende muito bem o mercado no qual você está inserido ou as soluções que a sua empresa oferta. A produção de conteúdo também permite educar o público, demonstrar as aplicações práticas de suas soluções e como elas podem auxiliar na dor ou demanda do público, respondendo dúvidas dos clientes e ensinando a eles o que é necessário para tomar a decisão pela compra.

Caso o conteúdo seja de qualidade, pode até ser que o negócio não seja fechado, porém, o consumidor poderá espalhar essa mensagem quando algum conhecido apresentar um problema ou dor parecida. Além disso, a educação em relação aos seus produtos e serviços também evita a insatisfação dos clientes, que podem vir a comprar algo esperando um resultado diferente. Por meio do marketing de conteúdo, tudo fica claro e não há razões para insatisfação.

3.4 Reduz o CAC

O Custo de Aquisição de Clientes, o CAC, é uma métrica muito importante para o marketing, pois demonstra os valores investidos para a conquista de um novo cliente. Um CAC muito alto é prejudicial ao negócio, afetando a lucratividade. Afinal, caso haja muito investimento para a atração de um novo cliente, esses valores saem do fechamento da venda, reduzindo o seu retorno.

Já quando conquistar um novo cliente é barato, a maior parte da receita gerada por ele cobre as despesas de atração e ainda existe lucro. Por conta disso, o marketing sempre deve buscar reduzir ao máximo o CAC em suas ações. No entanto, muitas vezes acontece o contrário. As empresas mantêm grandes equipes comerciais focadas na atração e conversão de novos clientes, tendo um bom resultado, porém, com um CAC alto. Ou seja, boa parte do lucro se perde no reinvestimento.

Por meio de uma estratégia de conteúdo sólida, é possível reduzir drasticamente o CAC, fazendo com que o processo de venda se torne mais simples e a atração dos consumidores algo natural, já que eles buscam pelo conteúdo que sua empresa entrega, e não o contrário.

3.5. Melhora a visibilidade da empresa

Outro ponto forte de uma estratégia de marketing de conteúdo é o reconhecimento de sua marca pelos consumidores, fazendo com que eles saibam exatamente quem é a sua empresa e os produtos e serviços que ela oferece. As pessoas tendem a ter uma maior propensão de fazer negócios com quem elas conhecem, pois mantêm um sentimento de confiança com as marcas que são familiares. Esse é um pulo do gato do marketing de conteúdo.

Um cliente que consome informações assiduamente de seus canais, no caso de enfrentar alguma situação que exija uma compra, sempre optará pela sua marca, pois já se sente à vontade com a sua empresa e já foi orientado por seus conteúdos.

3.6. Impulsiona a geração de leads

Lead é um termo no marketing para descrever os consumidores com um real interesse, ou seja, um problema que pode ser resolvido por meio das soluções ofertadas pela sua empresa, sendo que as chances de conversão são muito maiores nesses casos. Como você já notou, ao distribuir um determinado conteúdo de qualidade, o caminho do marketing se tornar inverso, já que sua empresa não vai mais atrás dos clientes, mas os atrai pela oferta de informações relevantes.

Dessa forma, boa parte do tráfego em seus canais de conteúdo é formado por leads, pessoas que tem um real interesse nas informações ofertadas e que são uma venda em potencial. É claro que podem haver alguns visitantes sem interesse, mas serão a minoria. Além disso, quanto mais conteúdo sua empresa produziu, maior a autoridade criada pela sua marca na internet e maior a atração e capacidade de gerar leads.

3.7. Aumenta as vendas

Quando falamos em marketing de conteúdo, o aumento de vendas é algo natural, afinal de contas, existirá a atração de vários consumidores com um interesse em suas soluções, produtos e serviços. Além disso, com o passar do tempo e o aumento da autoridade de sua marca na internet, mais consumidores começarão a confiar nela e se tornarão promotores, repassando a sua mensagem para outros clientes em potencial.

3.8. Melhora o engajamento

Ao produzir um conteúdo de qualidade, você aumenta o interesse das pessoas pela sua marca e também as interações delas com a sua empresa, gerando engajamento. Tão importante quanto atrair os consumidores para conhecerem a sua marca, é criar um relacionamento com os clientes, demonstrando que a sua empresa se importa com o sucesso deles e a solução de seus problemas. Não se trata apenas de vender, mas de oferecer uma solução real que possa sanar a dor a qual o consumidor enfrenta.

3.9. Fideliza o cliente

O marketing de conteúdo também é responsável pela fidelização, uma vez que demonstra que a sua empresa se importa em sanar as dúvidas dos clientes e com o seu sucesso. Isso aumenta o lifetime-value, o valor total gasto por um cliente em sua empresa. Ou seja, o cliente sempre volta a fazer negócios com a sua empresa, pois confia em seus produtos e serviços.

Fidelizar cliente é muito mais barato e eficaz que conquistar novos, uma vez que não tem grandes custos de atração. Como sua marca continua a alimentar seus canais com conteúdo, o cliente sempre volta, pois pode ter outras dores semelhantes.

Fonte: https://www.organicadigital.com/blog/planejamento-de-marketing-de-conteudo-dicas-para-criar-o-seu/