News Details

  • Home
  • O que é endomarketing e como aplicá-lo?
26 de março de 2020 Sarah 0 Comments

O que é endomarketing e como aplicá-lo?

Conheça o que é endomarketing e quais ações você pode fazer na sua empresa para fortalecer o relacionamento com os colaboradores.

O endomarketing é uma estratégia de marketing voltada ao público interno da empresa. Ele tem como objetivo principal fortalecer o relacionamento entre os colaboradores e a corporação, mantendo a equipe motivada, coesa e com alta produtividade. 

É importante garantir que os colaboradores se sintam engajados, trabalhem em um ambiente agradável e se sintam parte importante da equipe como um todo, a fim de fortalecer o relacionamento entre colegas, líderes e liderados, além de, como consequência ajudar a aumentar os resultados do negócio em questão.

Benefícios do endomarketing para a empresa

O primeiro passo para garantir uma estratégia bem sucedida de endomarketing é ouvir o que os colaboradores têm a falar e entender as necessidades da empresa como um todo. 

Os benefícios podem ser:

  • Colaboradores engajados e motivados;

Colaboradores que estão por dentro do que está acontecendo na empresa se sentem motivados e conscientes dos desafios diários, tornando o ambiente mais agradável.

  • Aumento de produtividade;

Uma boa comunicação interna gera aumento de produtividade e, com isso, os resultados da empresa. Outro ponto: motivados e com produtividade em alta, as chances de um profissional qualificado deixar a empresa diminuem.

  • Melhora do clima organizacional; 

Um local que se preocupa com seus colaboradores para além das metas tende a se tornar um bom ambiente de trabalho.

Exemplos de endomarketing na TV corporativa 

TV corporativa é uma grande aliada para melhorar o endomarketing da sua empresa. Também conhecida como “mural digital”, de forma rápida e com total autonomia na gestão de conteúdos, é possível transmitir informações aos colaboradores de forma estratégica. E de modo mais atrativo, é claro. 

Veja exemplos de ações de endomarketing, utilizando a TV corporativa:

  • Conteúdos de Reconhecimento aos Colaboradores: 

Templates de aniversariantes do mês, resultados individuais e da equipe, colaborador com menos faltas e etc. Essa é uma forma de garantir o reconhecimento e o bom desempenho da equipe.

  • Conteúdos de Segurança do Trabalho:

Templates de treinamento da brigada de incêndio e avisos de saúde e bem-estar. Essa ação ressalta a importância do comportamento de prevenção dentro do ambiente da corporativo.

  • Conteúdo de Recursos Humanos;

Templates de agenda de férias, avisos importantes, informações da equipe, entre outros. O RH possui muitas informações que podem ser divulgadas na TV corporativa, que é um importante meio de contato com os colaboradores.

  • Conteúdos de Conscientização;

Templates com campanhas em prol a conscientização. É uma boa forma de conscientizar a todos da empresa construindo um ambiente ético, de respeito e criando uma boa cultura organizacional.

Conclusão

O endomarketing nada mais é do que a junção entre as ações do setor de marketing e do RH da empresa. É preciso estar atento às necessidades de todos, garantindo o melhor ambiente de trabalho para os colaboradores. Além de motivar, o endomarketing auxilia os colaboradores para que eles se sintam uma parte importante da empresa – tendo também direito a fala, a se expressar.

A TV corporativa é uma grande aliada nesse processo devido a possibilidade de criação de campanhas, auxiliar nas ações do RH e engajar os colaboradores.