News Details

  • Home
  • O que esperar de um profissional de comunicação interna?
23 de março de 2020 Sarah 0 Comments

O que esperar de um profissional de comunicação interna?

O profissional de comunicação interna é responsável por alinhar as informações da empresa com os colaboradores. Confira o que é necessário para ser um profissional do setor 

A comunicação interna está diretamente ligada ao público interno da empresa. Sua principal função é garantir que todos sejam participantes ativos e facilitar o gerenciamento de crises. De modo geral, ela é de extrema importância para os colaboradores e, para ser realizada com êxito, ao menos um profissional da empresa deve estar dedicado a cuidar desse setor. 

O profissional de comunicação interna produz conteúdos para promover o engajamento dos colaboradores, atuando diretamente em campanhas de endomarketing. Além disso, são responsáveis por divulgar informações relevantes para a empresa. Por isso, a parceria a área de recursos humanos (RH) contribui para o desenvolvimento de todo o trabalho, pois facilita a transparência na comunicação com os líderes.

No Grupo Comunique-se, utilizamos a TV corporativa para disseminar as informações de cada setor e informações do RH para todos da empresa. O profissional responsável pela atualização seleciona os conteúdos mais relevantes e produz os conteúdos que serão exibidos na TV.

A TV corporativa possibilita uma diversidade de conteúdos que podem fazer parte da grade de programação. Para conteúdos externos, são utilizados feeds de notícias de grandes portais, como G1, UOL e iG. Para conteúdos internos, é possível exibir avisos do RH, indicadores de resultados, aniversariantes do mês entre outros. Dessa forma mantém todos atentos e engajados aos acontecimentos da empresa.

Perfil do profissional 

O perfil do profissional de comunicação interna requer habilidades bem variadas. Eles, porém, normalmente são profissionais oriundos das áreas de marketing, comunicação corporativa e recursos humanos.

Independentemente da formação acadêmica, o profissional para conseguir se destacar no setor de comunicação interna precisa ter ao menos as seguintes qualidades/requisitos:

  • Empatia

Na hora de realizar o planejamento estratégico, é de extrema importância que o profissional não se esqueça do impacto da informação para aos colaboradores.

  • Conhecer o público

Conhecer os colaboradores faz total diferença na hora da linguagem utilizada. Por exemplo, a hora de escrever um e-mail reservado à diretoria ou produzir um flyer para estagiários.

  •  Estar sempre atento

É preciso ficar atento aos comentários e boatos que possam surgir na empresa, para, de forma oficial, usar os canais de comunicação interna para desmenti-los antes mesmo que a “rádio peão” se alastre.

  • Domínio da língua portuguesa

Para lidar com comunicação interna é preciso saber escrever (e falar) corretamente a fim de evitar erros ortográficos e gramaticais. Não se pode, de forma alguma, confundir conteúdo leve e informal com “assassinatos” da língua portuguesa. 

  • Facilidade com gerenciamento de plataformas online e programas como PowerPoint 

Ter habilidade com o uso de programas como Powerpoint é um diferencial. Esse programa será utilizado para atualizar os conteúdos da TV corporativa, por exemplo. Por isso, esse recurso poderá ser usado no dia a dia de trabalho.