News Details

  • Home
  • Tendências de Marketing digital que estão se consolidando
3 de agosto de 2021 paloma 0 Comments

Tendências de Marketing digital que estão se consolidando

Pesquisa por voz

A praticidade de uma pesquisa por voz é indiscutível. Com algumas palavras que revelam um desejo, o usuário encontra com facilidade qualquer tipo de informação. Em 2018, 40% das pessoas que participaram de uma pesquisa chamada Mobile Voice Usage Trends disseram usar a pesquisa por voz.

 WhatsApp marketing

Muito mais do que trocas de mensagens instantâneas, o WhatsApp é uma ferramenta que auxilia o Marketing Digital das empresas. Não é novidade que o aplicativo tem bilhões de usuários ativos. Em vista disso, muitos empreendedores já utilizam e veem resultados positivos do WhatsApp nas suas campanhas de publicidade online, por meio do WhatsApp Business.

Podemos prever que, em 2021, as organizações desfrutarão ainda mais desse aplicativo. Para isso, uma boa opção é o WhatsShare, que permite a automação dos serviços de atendimento ao cliente, integrando a ferramenta com outros aplicativos de comunicação. Dessa forma, o suporte é oferecido em tempo real.

IGTV

O IGTV é a nova plataforma de vídeos do Instagram (nascido em junho de 2018) e já mostrou que veio para revolucionar a produção audiovisual das redes sociais. Se trata de uma ferramenta focada em produtores de conteúdo que não conseguiam publicar vídeos maiores (devido a especificações técnicas) no Instagram.

Agora, é possível postar vídeos de 60 minutos na vertical com resolução 4K. A inserção de CTAs, links e o popular “arraste para cima” também poderá ser feita nos conteúdos para aumentar a interação dos usuários com a marca.

Será que o IGTV virá com força entre as tendências de Marketing Digital em 2019? Basta conferir o número de usuários que o Instagram registrou em 2019: nada menos do que 1 bilhão.

Relacionamento via bots

O crescimento do mercado de bots é impressionante. Até 2025, a perspectiva de aumento anual é de 24%, inserindo 1,23 bilhão de dólares nesse setor. De uns anos para cá, os bots começaram a fazer parte de redes sociais importantes (como o Facebook) e dos portais de muitas empresas.

Em algumas situações, os “robozinhos” (como também são chamados os bots) são tão eficientes no atendimento ao cliente quanto um consultor humano. Sua capacidade envolve fazer orçamentos e vender produtos ou serviços.

Contudo, uma das principais vantagens é a integração da automação com a personalização do relacionamento com o público-alvo. Um exemplo dessa possibilidade é encontrada na ferramenta Manychat, que é uma aplicação virtual baseada na tecnologia bot

A empresa programa perguntas e respostas para as interações com os clientes. Com base na coleta de dados durante as conversas, a estratégia de Marketing Digital é direcionada de modo a fazer os leads avançarem pelo funil de vendas.

Essas funcionalidades são bem semelhantes às de plataformas de automação como o RD Station. Em razão disso e do custo mais vantajoso, o Manychat será ainda mais utilizado nos próximos anos.  

AMP

O uso de dispositivos eletrônicos tende a crescer e o número de pessoas conectadas também. Por exemplo, segundo uma pesquisa feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 116 milhões de pessoas usam a internet.

Dentro desse número, 94,6% usam o celular para se conectarem ao mundo virtual. As empresas que primam por páginas responsivas e se preocupam com a experiência do usuário tendem a alcançar boas posições nas páginas de buscas.

 Produção de Podcasts

Podcast não é bem uma grande novidade, mas se mostrou como uma tendência de crescimento muito grande em 2020 e certamente continuará expandindo em 2021.

Trata-se de uma atividade que é semelhante a um programa de rádio, pode ter um formato de entrevista e de um debate ou aula sobre determinado tema. Os podcasts têm sido um canal importante para consumo de conteúdo dentro de nossas rotinas corridas.

 Imagens em evidência no Google

As imagens estão ganhando cada vez mais relevância nos resultados do Google. Você já deve ter notado que ao fazer uma busca no Google, em alguns casos, as imagens aparecem em prioridade entre os resultados? 

Isso acontece por um fator que Google passou a levar em conta e que é fundamental no marketing, as imagens tem um grande poder de atrair nossa atenção mais rapidamente.

Então, otimizar as imagens com SEO image melhora o posicionamento do seu conteúdo e provavelmente trará ótimos resultados.

É fundamental também estar presente em canais focados em imagens, como Pinterest e Instagram.

 “Descoberta” do Telegram

Telegram é uma ferramenta semelhante ao Whatsapp, porém com funcionalidades mais desenvolvidas e principalmente sem limite de usuário nos grupos. Quem acompanha um pouco mais de perto os infoprodutores deve ter notado que tem várias comunicações promovendo a entrada em grupos do Telegram.

Sem dúvida é uma tendência muito forte de 2021. É a oportunidade de você criar uma comunidade, com leads engajados e com taxa de entrega do conteúdo de praticamente 100%.

Momento de ouro do Instagram

2019 foi um ano de expressivo crescimento do Instagram. A tendência é potencializar ainda mais esse crescimento em 2021 e se tornar a mídia social número um quando se trata de engajamento dos usuários.

Apesar de ter (ainda) menos perfis que o Facebook, o engajamento com as marcas é cerca de 3x maior no Instagram. Então uma estratégia bem desenhada no Instagram vai trazer ótimos resultados.

LGPD vem aí (no Brasil)

Derivada da GDPR (General Data Protection Regulation), que entrou em vigor para todos os países da União Europeia em maio de 2018, a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) foi sancionada em 2018 e veio para ficar no Brasil em 2020.

Apesar de ter ocorrido em 2020, 2021 será um ano de adaptação para a grande maioria dos profissionais, pois do ponto de vista tecnológico há uma série de novas preocupações que podem colocar em risco as suas estratégias de digital. 

Marketing de Indicação

Entrei em contato com o maior especialista no assunto, Rodrigo Noll, para saber como ele gerou mais de R$ 20 milhões em receita recorrente com essa estratégia.

O que posso dizer é que você está deixando dinheiro na mesa!

Tenho certeza que a maioria das pessoas que está lendo aqui já indicou ou foi indicado para alguma coisa.

A maioria das empresas já vendeu por indicação, mesmo que não saiba.

Indicar é um ato natural do ser humano.

Só tem um problema!

Nós deixamos isso acontecer no passivo, de forma desestruturada.

Referral Marketing está no centro das estratégias de marketing das empresas que mais admiramos. Uber, Dropbox, Airbnb, Tesla.

Se você já recebeu uma indicação, está caindo de maduro para fazer o seu programa de indicação.

Fuja dos prêmios que são desconto. Descontos não geram valor.

Dê algo exclusivo, um upgrade, um canal de atendimento facilitado, quem sabe um vinho ou uma assinatura de Netflix.

Organize os canais, formas e momentos chave que você irá lembrar os seus clientes de indicar.

E o que você vai fazer a respeito disso?

As tendências de Marketing Digital se alteram com regularidade. Porém, quando você prevê as mudanças e se adapta a elas, seguramente terá a oportunidade de se destacar perante a concorrência.

Mas atenção: não quer dizer que você tem que sair por aí aplicando algo em todas as tendências. O importante mesmo é unir várias vertentes do marketing na estratégia, de uma maneira que faça sentido e que estejam alinhadas com a abordagem comercial da sua empresa!

Fonte: https://www.organicadigital.com/blog/tendencias-de-marketing-digital-que-voce-deve-ficar-de-olho/