News Details

  • Home
  • Tudo sobre transformação digital — e como torná-la realidade para o marketing
4 de agosto de 2021 paloma 0 Comments

Tudo sobre transformação digital — e como torná-la realidade para o marketing

A transformação digital já está em pauta há alguns anos. A mudança, porém, vinha acontecendo aos poucos. Algumas empresas nem mesmo tinham começado a se adaptar. Mas com a pandemia, tudo passou a ser diferente.

Negócios de todos os setores e portes precisaram se adequar a essa nova realidade; por isso, a corrida para a transformação digital se tornou mais intensa. Agora, ela é indispensável para garantir a sobrevivência no mercado, mantendo a competitividade e a atenção do público.

Todas as áreas das empresas podem passar por essa modernização, inclusive o marketing. Neste artigo, você vai entender tudo sobre essa transformação e descobrir como ela pode se tornar realidade nas suas estratégias de marketing.

A transformação digital é uma mudança no modo como os processos de uma empresa são realizados. Envolve ferramentas e recursos tecnológicos para transformar a estrutura organizacional, modernizando e automatizando processos para que eles sejam descomplicados e tenham mais qualidade e melhores resultados.

Mesmo não sendo uma grande novidade, muita gente ainda não sabe ao certo qual é o conceito de transformação digital. É verdade que ela inclui a implementação de equipamentos e recursos tecnológicos para realizar tarefas e atividades dentro da empresa, mas não se limita a isso.

Estamos falando de uma mudança nas bases e na cultura da organização. Temos que repensar o modo como tudo é feito, promovendo uma verdadeira disrupção nas operações do negócio. A partir da transformação digital, a empresa passa a ser diferente daquilo que conhecemos hoje.

Porém, não se trata de mudar a essência do seu negócio, e sim as operações, estratégias, técnicas, recursos e ferramentas. Vamos adequar tudo isso ao meio digital, explorando a tecnologia como grande aliada para manter a competitividade e conquistar novos mercados.

A tecnologia é indispensável porque haverá, em especial, a digitalização. Como precisamos atender uma realidade em que as relações são remotas, sendo que a internet e outros canais de comunicação é que fazem a conexão entre o público e a empresa, muitos processos terão que ser automatizados.

Como a transformação digital acontece nas empresas?

É importante entender que adotar um sistema CRM, começar a fazer vendas pela internet e automatizar o envio de e-mails e mensagens, por exemplo, são algumas estratégias de transformação digital. No entanto, como você viu, ela vai muito além disso. Por esse motivo, não consiste em um processo que acontece de uma hora para outra.

As empresas vinham se adequando, cada uma a seu tempo, conforme sentiam necessidade e de acordo com a realidade do seu setor, mas a pandemia impossibilitou que se tivesse calma nesse processo. Assim, temos um antes e depois desse cenário no que se refere à transformação digital. Confira um pouco mais a seguir.

Antes da pandemia

Vale ressaltar que a transformação digital não é um processo pronto. Não existe só um recurso, ferramenta ou tecnologia que promova essa mudança. Trata-se de um conjunto de estratégias e recursos que são aplicados em cada organização de acordo com aquilo que faz mais sentido para ela.

Essa transformação também acontece conforme novas tecnologias são lançadas. Antes da pandemia, o que estava acontecendo era um processo lento de mudança. Muitas empresas não tinham um planejamento, nem mesmo uma visão concreta da importância dessas adequações.

Com isso, faziam investimentos modestos e pequenas mudanças em alguns aspectos, como criar um setor de TI, digitalizar documentos, automatizar processos e até mesmo marcar presença na internet. Nem sempre a estrutura do negócio era repensada.

É verdade que muitas tecnologias para transformação digital nasceram antes da pandemia, mas também existia o conceito de que elas eram voltadas apenas para grandes organizações. Negócios de médio ou pequeno porte não costumavam ver essa discussão como uma estratégia significativa para os seus resultados.

Depois da pandemia

Depois da pandemia, a transformação digital se tornou uma necessidade. As empresas se deparam com uma realidade em que as relações com fornecedores, clientes e até mesmo seus próprios funcionários precisaram passar por uma mudança, pela necessidade de manter o distanciamento social.

Para você ter uma ideia, em 2018, antes da pandemia, 3,8 milhões de brasileiros trabalhavam em sistema home office; já em novembro de 2020, esse número era de 7,3 milhões. Para que isso fosse possível, foi necessária a adoção de novos processos, mediados por tecnologias que permitiam a integração da equipe e de todo o sistema da empresa de maneira remota.

Mas não foi apenas por causa das relações de trabalho que a pandemia acelerou a transformação digital. Isso também aconteceu porque as empresas precisavam manter as suas atividades e evitar a perda do público que já haviam conquistado.

Para muitas, houve uma queda significativa do movimento. Com um fluxo de caixa menor, era necessário planejamento; então, a pandemia também fez com que a transformação fosse repensada, a fim de investir na tecnologia certa para atender a um determinado objetivo. Ela trouxe foco.

Com os clientes em casa e precisando de soluções digitais, as empresas adequaram suas estratégias para que pudessem manter as suas atividades enquanto respeitavam os novos protocolos. Reinventaram-se, fizeram a mudança estrutural e encontraram oportunidades diante de um cenário desafiador.

Inclusive, a transformação digital veio como um diferencial de atendimento para muitas. Aquelas que fizeram a lição de casa e estruturaram bem essa mudança tiveram a preferência do público, seja em função da diversidade de soluções, pela experiência omnicanal ou outras ações, que atenderam ou superaram a expectativa do consumidor.

A KPMG realizou, em 2020, a pesquisa CEO Outlook, ouvindo 1.300 CEOs ao redor do mundo. Ela constatou que, para 67% deles, a pandemia acelerou o processo de transformação digital. Mostrou, também, que o processo de mudança, que parecia estar acontecendo rapidamente, não estava sendo rápido o suficiente e precisou ser acelerado para responder a essa nova realidade.

Fonte: https://br.hubspot.com/blog/marketing/transformacao-digital-marketing