News Details

  • Home
  • TV corporativa resolve problemas de comunicação interna?
19 de março de 2020 diego.garcia 0 Comments

TV corporativa resolve problemas de comunicação interna?

TV Corporativa

Contar com solução de TV corporativa ajuda empresas a se comunicarem com seu público interno e externo. E acredite: isso pode ser mais eficaz para os negócios do que pensar em aumentos salariais

Saber se comunicar de forma eficaz com os colaboradores pode ser mais importante do que reconhecê-los financeiramente. É o que aponta pesquisa realizada pela Deloitte neste ano. Estudo realizado pela consultoria aponta que, no Brasil, os funcionários estão mais insatisfeitos com a comunicação interna da empresa (78%) do que com os seus próprios salários (60%).

A pesquisa revela que liderar uma empresa significa reconhecer que a comunicação interna e externa é fundamental para disseminar ações corporativas. Manter os colaboradores engajados aumenta a produtividade de todos. Isso gera retornos positivos e significativos para a companhia. Uma vez que estar satisfeito com que é comunicado de forma oficial pelo empregador ajuda, entre outros pontos, no bem-estar do colaborador, o que pode ser comprovado em baixos índices de turnover.

Dificuldade de disseminar informações importantes, tendo em vista o tempo que se é perdido com e mails ou o uso de papéis para comunicados impressos, custo relevante e dificuldade para mensurar o resultado, tem sido os principais problemas enfrentados pelos profissionais de comunicação. A ausência de uma comunicação interna eficaz, pode trazer grandes problemas para as empresas como a diminuição de resultados devido a falta de engajamento dos colaboradores e desmotivação no trabalho.

E quando se pensa em comunicação eficaz, sobretudo com o público interno, um recurso que tem sido implementado pelas mais diversas companhias mundo afora é a solução de TV corporativa. Com uso do que há de mais moderno em termos tecnológicos, a TV corporativa permite desenvolvimento de conteúdos específico e dinâmico para cada tipo de audiência. Uma empresa que faça uso de tal solução pode, por exemplo, montar uma programação para a sala da diretoria diferente da programação exibida nos pontos onde circulam os estagiários.

Uma TV corporativa com programação bem estruturada ajuda, ainda, na questão de empatia do colaborador para com a empresa. Isso porque é possível exibir datas comemorativas relativas aos funcionários, como aniversários e tempo de casa. Tudo isso sem os custos diretos para a manutenção de um jornal mural, que, entre outros pontos, envolvem ao menos uma gráfica como fornecedora. Com TV corporativa, a própria companhia monta e gerencia os conteúdos a serem exibidos. Tudo por meio de poucos cliques e com tecnologia na “nuvem” (podendo ser acessada a partir de qualquer dispositivo conectado à internet).

Para empresas que querem fazer uso de TV corporativa para se comunicar de forma eficaz com seus colaboradores, a própria SuaTV surge como opção. Podendo servir como mural digital e digital signage, por exemplo, a solução de propriedade do grupo Comunique-se é integrada a um sistema na nuvem, permitindo seu gerenciamento a qualquer momento e de qualquer lugar. Com baixo custo, ajuda a engajar o time e, assim, podendo fazer com que as próximas pesquisas da Deloitte deixem de apontar a comunicação como um problema para as empresas.

Conclusão

O trabalho de comunicação interna não pode ser negligenciado pelas empresas, sejam elas de pequeno, médio ou grande porte. Deixar de pensar em estratégias de comunicação com os colaboradores pode culminar, em suma, em perdas para as corporações — de pessoal e até em aspectos financeiros. Como evidencia o estudo da Deloitte, ter em prática um bom trabalho de comunicação interna ajuda a conquistar um dos mais importantes públicos de qualquer marca ou companhia: os próprios colaboradores. E, entre soluções disponíveis no mercado, a TV corporativa aparece como opção para ser o meio para essa atividade.